Citroën C4 Cactus sai de linha e enterra o motor 1.6 THP no Brasil

Por Yuri Chaves Silva Pinho

12/12/2024 - 10:501 min de leitura

Citroën C4 Cactus sai de linha e enterra o motor 1.6 THP no Brasil

Fonte: Divulgação/Citroën

Agora é oficial: o Citroën C4 Cactus se despede do mercado brasileiro sem previsão de sucessor. O modelo já não era encontrado em várias revendas devido ao término dos estoques, mas agora seu fim de linha foi confirmado pela Stellantis.

O C4 Cactus era um SUV compacto com jeito de hatchback, visual bastante inusitado e chegou a ser o único carro da Citroën oferecido no país por algum tempo. Era ofertado em diferentes versões com preços entre 110 e 145 mil reais; agora, o modelo mais caro da montadora passa a ser o C3 Aircross (que já testamos) que chega a até R$138.590 pela tabela atual.

Visual do C4 Cactus era um dos seus principais chamarizes.
Visual do C4 Cactus era um dos seus principais chamarizes.

Junto do SUV, quem também se despede são os motores 1.6: o EC5 naturalmente aspirado e o famoso THP, turbinado, que equipou inúmeros modelos do extinto grupo PSA, inclusive esportivos. Ambos os motores não se enquadram nas normas de emissões do futuro Proconve L8, que passará a valer logo no começo de 2025.

O C4 Cactus foi lançado no mercado brasileiro em 2018, mas nunca foi um sucesso de vendas. Ainda assim, a marca apostou fortemente no modelo por ser seu único representante entre os SUVs compactos. Com o seu fim, as atenções da Citroën se voltam aos produtos da linha C-Cubed: o C3 hatch, o C3 Aircross e, por fim, o SUV-coupé Basalt.

 


Por Yuri Chaves Silva Pinho

Especialista em Especialista

Jornalista por formação e especializado em carros por paixão, atuo no setor automotivo desde 2010. Sou criador do blog Volta Rápida e um fã dos clássicos dos anos 90 e 2000.


Veja também


Tags