Como adicionar qualquer tipo de vídeo à biblioteca do iTunes

Por Felipe Gugelmin Valente

25/10/2010 - 09:182 min de leitura

Fonte:

Imagem de Como adicionar qualquer tipo de vídeo à biblioteca do iTunes no site TecMundo

Mesmo na posição de um dos melhores reprodutores de mídia do mercado, é inegável que o iTunes sofre de algumas limitações. A principal delas é o reconhecimento de qualquer arquivo de vídeo que não seja padrão dos sistemas operacionais da Apple, mesmo que o QuickTime seja capaz de reproduzi-los sem problema.

Isso gera uma situação bastante estranha: enquanto o reprodutor de vídeos da companhia é capaz de rodar arquivos com o auxílio de codecs, não é possível adicioná-los à biblioteca do iTunes. Isso é ainda mais estranho se pararmos para pensar que o QuickTime é o programa utilizado pelo iTunes para reproduzir mídias.

Neste artigo ensinamos como utilizar o File Buddy, gerenciador de mídias para o Mac, como forma de “enganar” o iTunes e fazer com que o programa reconheça arquivos diferentes do padrão. Vale notar que o procedimento não converte nenhum formato de vídeo, simplesmente permite que ele seja reconhecido pela biblioteca do programa – assim, ainda será preciso utilizar outros softwares para reproduzi-los caso não sejam compatíveis com o iTunes.

Pré-requisitos

iTunes

File Buddy

Mãos à obra

1) Após instalar o File Buddy, execute o programa e clique sobre ele para abrir o menu de contexto. Em seguida, selecione a opção “New List Windows”;

2) Na janela que abre, clique em “Add” (Adicionar);

3) Em seguida, selecione os arquivos de vídeo que deseja adicionar à biblioteca do iTunes. Os itens selecionados serão exibidos na parte inferior do programa, conforme mostra a imagem abaixo:

4) Selecione os vídeos desejados e clique sobre a opção “Get Info” (Obter informações);

5) Na parte inferior direita da tela, encontre o campo “Type” (Tipo) e digite “MooV” (sem as aspas);

6) Em seguida, clique sobre a opção “Save” (Salvar) ou “Change All” (Mudar todos), caso tenha selecionado mais do que um arquivo;

7) Pronto, agora os arquivos serão reconhecidos como pertencentes ao QuickTime e poderão ser executados normalmente através do iTunes.

Antes de realizar o procedimento, é preciso levar em conta que os arquivos adicionados precisam ser compatíveis com o QuickTime para o procedimento funcionar. Ou seja, mesmo que passe pelo processo de mudança de extensão, um arquivo suportado ainda assim não será detectado pelo iTunes.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes