Conheça as 10 razões que levam a Apple a rejeitar apps
Por Ramon Voltolini
01/09/2014 - 08:04•2 min de leitura
Fonte: Speek
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Pode ser que o mistério sobre as rejeições de softwares pela loja virtual da Apple tenha chegado ao fim. Acontece que a companhia fundada por Steve Jobs publicou nesta semana um infográfico que exibe as razões que levam a App Store a negar certificação a determinados aplicativos. Até o final de agosto deste ano, dez motivos foram elencados pela Maçã.
De acordo com o relatório, a justificativa atribuída à maioria das rejeições (14%) deve-se ao fornecimento de informações insuficientes por parte dos desenvolvedores. Apps que apresentam erros (8%) e que não cumprem os termos de Contrato e Licença do Programa de Desenvolvimento (6%) ocupam, respectivamente, os segundo e terceiro lugares no ranking que elucida os motivos que impossibilitam a aceitação de aplicativos pela App Store. Confira a lista completa:
- 1º – 14% não contêm informações suficientes para publicação
- 2º – 8% apresentam erros e, por isso, são rejeitados
- 3º – 6% não cumprem os termos de Contrato e Licença do Programa de Desenvolvimento
- 4º – 6% apresentam interface confusa, que não condizem com os padrões de apps da Apple
- 5º – 5% contam com nomes, descrições ou screenshots “não relevantes à função do aplicativo”
- 6º – 5% dos apps têm declarações falsas ou fraudulentas (como nomes enganosos ou semelhantes aos de aplicativos já presentes na App Store)
- 7º – 4% não listam nomes semelhantes junto ao iTunes Connect e à tela do app, gerando confusão
- 8º – 4% dos aplicativos que são rejeitados contam com “placeholder text”
- 9º – 3% dos desenvolvedores apresentam classificações inadequadas a seus apps
- 10º – 2% dos app são “beta”, “demo”, “trial” ou “test” – softwares nestas versões são rejeitados
A publicação feita pela Apple disponibiliza ainda uma série de dicas a desenvolvedores que desejam emplacar softwares junto à App Store. Clique neste link e leia, em inglês, as recomendações listadas pela Maçã. Informações sobre como oferecer suporte a usuários e locais e formas corretas de disponibilização de conteúdo são também outros dos esclarecimentos feitos.