Relógios da LG e ASUS não devem receber WiFi na atualização do Android Wear
23/04/2015 - 13:48•2 min de leitura
Fonte: ArsTechnica/Ron Amadeo
Imagem de Relógios da LG e ASUS não devem receber WiFi na atualização do Android Wear no tecmundo
Muitos dos apaixonados por tecnologia que já entraram na onda dos relógios inteligentes devem ter ficado bastante empolgados com a mudanças planejadas para a Google para seu Android Wear. Não é para menos, já que o próximo grande update deve incluir o suporte a comandos por gestos e habilitar o WiFi nos vestíveis. Quer dizer, a não ser que você tiver escolhido o smartwatch “errado”. Como a função de conexão sem fio depende do hardware do dispositivo, alguns aparelhos da LG e ASUS acabaram ficando de fora da brincadeira.
Na verdade, grande parte desses produtos utiliza conjuntos de componentes iguais ou, no mínimo, bem semelhantes. O chip principal, por exemplo, agrega diversos recursos, servindo de lar para funções como CPU, GPU, RAM, Bluetooth, GPS e tantas outras, incluindo o componente que habilita o WiFi. Sendo assim, por que Motorola e Sony foram rápidas em anunciar que o Moto 360 e o SmartWatch 3 seriam beneficiados com a atualização enquanto as outras duas fabricantes deram a má notícia para seus consumidores?
Reprodução/ArsTechnica
Segundo informações levantadas pelo Phandroid, no caso da empresa sul-coreana, o empecilho tanto no LG G Watch como no LG G Watch R – seus produtos mais antigos no setor – é uma a falta de uma peça adicional ao conjunto. Isso porque, ainda que ambos os relógios possuam o chip que permite a comunicação via Wi-Fi, ironicamente nenhum dos dois aparelhos tem uma antena para ampliar o sinal – o que tornaria a funcionalidade praticamente inútil. Mesmo assim, a LG confirmou que seu Watch Urbane não sofre desse tipo de problema.
A ASUS não deu uma explicação mais detalhada sobre por que o ZenWatch não vai participar do grupo de smartwatches que receberão o recurso – e, infelizmente, não há muitas informações sobre o hardware interno do dispositivo. A Samsung, por sua vez, não se pronunciou sobre a nova funcionalidade do Android Wear, mas como o seu Gear Live já foi totalmente destrinchado pela turma do iFixit, sabe-se que ele tem a antena por debaixo da carcaça e está apto a receber o update.