Associação Proteste alerta para o fim da central de atendimento da Anatel

Por Felipe Gugelmin Valente

08/06/2016 - 06:221 min de leitura

Associação Proteste alerta para o fim da central de atendimento da Anatel

Fonte:

Em um ofício enviado na última terça-feira (7) ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a associação Proteste alerta cobra que a Anatel não desative seu centro de atendimento aos consumidores. A agência reguladora estaria cogitando o fim do serviço usando como argumento para isso a crise econômica pela qual o Brasil passa.

Segundo o Proteste, a decisão vai deixar sem opção os consumidores que precisam registrar queixas contra empresas de telecomunicações, por exemplo. A coordenadora institucional da organização, Maria Inês Dolci, afirma que o corte do orçamento não pode ser justificativa para que a Anatel deixe de cumprir seu papel, “principalmente num setor que é campeão de queixas nas entidades de defesa do consumidor por má prestação de serviço”.

o corte do orçamento não pode ser justificativa para que a Anatel deixe de cumprir seu papel

Dolci afirma que a possibilidade do fim do serviço é ainda mais preocupante quando se leva em consideração a proximidade de um evento como as Olimpíadas, em que a fiscalização do setor tem que ser reforçada. O monitoramente e a posterior aplicação de penalidades a empresas que desrespeitam normas é essencial para que haja a melhoria dos serviços de telecomunicações no Brasil.

A Proteste cobra que o serviço permaneça operando de forma normal como forma de garantir que o consumidor tenha meios de registrar queixas e garantir a qualidade de serviços. No ofício, a entidade afirma que a Anatel tem que atender aos princípios do Código de Defesa do Consumidor e fornecer serviços adequados, eficientes e seguros, além de manter a continuidade daqueles considerados essenciais.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também