Globo fará transmissão ao vivo em 8K durante Jogos Olímpicos do Rio
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
01/06/2016 - 06:46•1 min de leitura
Imagem de Globo fará transmissão ao vivo em 8K durante Jogos Olímpicos do Rio no tecmundo
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não serão especiais só por trazerem a histórica competição para a cidade brasileira. Durante o evento, será possível ainda ter uma experiência inédita com o futuro da TV. Em parceria com a emissora japonesa NHK, a Globo fará as primeiras transmissões ao vivo em 8K abertas ao público.
Esta é a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, graças à chamada utilização racional do espectro eletromagnético. Essa técnica é superior ao atual padrão do sistema de distribuição de sinal no Brasil. Atualmente um dos padrões mais avançados de resolução, o 8K é considerado 16 vezes superior ao HD.
As sessões serão realizadas no Museu do Amanhã e incluem a transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades. As informações completas sobre a programação e a inscrição para as sessões estarão disponíveis no site do local.
Preparando o futuro
É verdade que, por enquanto, até o 4K tem apenas engatinhado no Brasil. Porém, o público e as empresas só têm a ganhar com essas parcerias. Segudo a emissora brasileira, a demonstração reforça a importância da TV aberta e a evolução para uma experiência mais imersiva.
A Globo vem investindo na produção de conteúdo em UHD desde 2012, quando produziu em 4K o filme "O Tempo e o Vento" Desde então, a emissora ampliou o seu parque tecnológico e, atualmente, disponibiliza outros dois títulos pelo Globo Play. Os testes com 8K começaram em 2013, com o Carnaval, e no ano seguinte com a Copa do Mundo — também em parceria com a NHK.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.