Com boas velocidades, 4G brasileiro ainda tem pouca área de cobertura

Por Felipe Gugelmin Valente

25/09/2015 - 06:061 min de leitura

Com boas velocidades, 4G brasileiro ainda tem pouca área de cobertura

Fonte: Droid-Life

A edição mais recente da pesquisa The State of LTE, conduzida pela OpenSignal, mostra que a velocidade da conexão 4 G no Brasil é considerada boa, mas a tecnologia ainda deixa a dever em sua área de cobertura no Brasil. Segundo a pesquisa, a média de velocidade no país é de 16 Mbps, acima de países como o Reino Unido, Japão e Alemanha.

A liderança na área é da Claro, que oferece velocidades médias de 20 Mbps, seguida pela Vivo (18 Mbps), Oi (14 Mbps) e Tim (10 Mbps) — a lanterna é da Nextel, que oferece uma média de somente 3 Mbps. O problema nesse caso é encontrar uma conexão do tipo: segundo a pesquisa, somente em 50% do tempo o brasileiro tem acesso a redes 4G.

O estudo da OpenSignal se baseia em seu próprio aplicativo, que deve ser instalado de forma voluntária pelos usuários que querem ajudar na média a qualidade da internet móvel. Dessa forma, certas distorções são comuns, já que a pesquisa não leva em consideração os locais cobertos pela tecnologia 4G e o tempo de conexão de cada aparelho utilizado.

undefined

A tendência é que a próxima pesquisa do tipo apresente resultados diferentes, visto que a tecnologia 4G só agora está começando a se popularizar entre dispositivos intermediários e produtos de entrada. De qualquer forma, o Brasil ainda parece ter muito a fazer nesse sentido para se igualar a locais como a Coreia do Sul, Japão e Hong Kong em matéria de acessibilidade à internet.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também